quinta-feira, 16 de agosto de 2012

SEMANA DO PATRIMÔNIO E DO FOLCLORE


A Prefeitura de Senador Pompeu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, promove anualmente a Semana do Patrimônio e do Folclore, que se realizará no período de 17 a 25 de Agosto.  Este evento inicia-se no Dia do Patrimônio (17 de agosto) e percorre a semana com ações diversas em valorização do “Nosso Patrimônio, Nossa História”, enaltecendo no Dia Mundial do Folclore (22 de agosto) e finalizando com a oficina Patrimônio para Todos no dia 25 de agosto.
 
O Patrimônio Cultural Brasileiro não se resume aos objetos históricos e artísticos, aos monumentos representativos da memória nacional ou aos centros históricos já consagrados e protegidos pelas instituições e agentes governamentais responsáveis por essa proteção, como o IPHAN, no âmbito federal. Existem outras formas de expressão cultural que constituem o patrimônio vivo da sociedade brasileira: artesanatos, maneiras de pescar, caçar, plantar, cultivar e colher, de utilizar plantas como alimentos e remédios, de construir moradias e fabricar objetos de uso, a culinária, as danças e músicas, canções, as histórias e lendas contadas de geração a geração, tudo isto revela os múltiplos aspectos que pode assumir a cultura viva e presente em uma comunidade.
Quando se preserva legalmente e na prática o patrimônio cultural, conserva-se a memória do que fomos e do que somos: a identidade da nação. Patrimônio, etimologicamente, significa "herança paterna" na verdade, a riqueza comum que nós herdamos como cidadãos, e que se vai transmitindo de geração a geração.
Pensando assim, o Governo Municipal de Senador Pompeu, através de suas secretarias,  realiza também o projeto “III MOSTRA FOLCLORE DE SENADOR POMPEU” que é um evento em comemoração ao Dia Mundial do Folclore que se reveste de fundamental importância para o reconhecimento das linguagens das culturas tradicionais populares.
Teremos em nossa programação: apresentações artísticas, oficinas, trilha, feira de artesanato, medicina popular e culinária. Será um grande encontro dos grupos portadores de cultura tradicional popular do Ceará, entre os dias 17 e 25 de Agosto de 2012.
Visamos oportunizar aos grupos, artistas populares, folcloristas e mestres da cultura um espaço para apresentações de suas manifestações, provocando debates eum momento de confraternização com outros grupos congêneres e com o público diversificado dentre eles: estudantes, pesquisadores e a comunidade de um modo geral.
Confira a programação e participe!


 Fotos das Ações da Semana do Patrimônio e do Folclore 

Certificado do Concurso Literário - Edição Poesia
Exposição Casarões na Lente - De Washigton Alves
(Circulação nos Distrito de Km 20, São Joaquim e em  diversos espaços públicos )
Exposição Fotográfica  - Alunos do Projeto Patrimônio para Todos
Exibição de Filmes - Estação Ferroviária

Secretário da Cultura com Alunos do Projeto Patrimônio para Todos

Apresentação do Grupo do CAPS
Apresentação do Grupo Fulô do Sertão - Senador Pompeu

Apresentação Reisado do Patú

Trilha Patrimonial 


Grupo da Ação de Conscientização Ambiental 

Grupo da Ação de Conscientização Ambiental

Cine no Distrito de São Joaquim

Secretário da Cultura e Turismo
Glaúber Matos
Reisado de São Joaquim

Apresentação do Humorista Carlos Oliveira
Grupo Parafolclórico Fulô do Sertão 

Veja mais clicando no link abaixo




Um comentário:

  1. FAVOR NOS MANDAR E-MAIL PARA bandaxododeamor@gmail.com DA SECRETARIA DE CULTURA OU DE SUA SECRETÁRIA PARA PODERMOS MANDAR DIVULGAÇÃO VIRTUAL. Obrigado www.xododeamor.com.br

    ResponderExcluir